Para o morador do bairro Boa Vista Flávio Moura, 61, a inauguração, além de promover a saúde, torna a comunidade mais interessante. “Nosso bairro ganha mais um atrativo e reúne pessoas de bem, que estão preocupadas em cuidar da saúde”, disse. Para ele, outro ponto positivo é que o movimento das praças com a Academia funciona, de certa forma, como uma ação contra o vandalismo. “A praça deixa de ser um local despovoado e assume uma função saudável. Isso afasta os vândalos e outras situações desagradáveis”, reforçou o morador.
As atividades são monitoradas por profissionais de Educação Física e seguem um planejamento trimestral. Os exercícios são feitos com steps, colchonetes, bastões, bolas, arcos, pesos alternativos (construídos com garrafas pet e areia), caneleiras e cordas. Durante as atividades, os participantes trabalham força, flexibilidade, condicionamento, equilíbrio e postura.
Podem participar do programa maiores de 18 anos. Antes de iniciarem os exercícios, os usuários passam por avaliação física, respondem a um questionário sobre saúde, fazem aferição da pressão arterial, avaliam frequência cardíaca, peso e altura, além de medidas de circunferência e percentual de gordura. A cada seis meses os usuários são reavaliados.
Durante a inauguração das Academias da Cidade, o prefeito Marcio Lacerda lembrou que é importante que os moradores aproveitem ao máximo essa iniciativa, que só foi possível com o envolvimento de todos. “Este programa é uma conquista da população e é importante que todos participem, usufruam do conhecimento dos professores e zelem pelo espaço”, disse.
Reconhecimento
O programa Academia da Cidade foi um dos destaques da 11º Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada no mês de novembro de 2011, em Brasília. A iniciativa da capital mineira serviu de modelo para o Ministério da Saúde (MS) criar um programa semelhante, intitulado Academias da Saúde.
Ainda em 2011, o programa Academia da Cidade também conquistou o segundo lugar no prêmio Diabetes nós Cuidamos, do laboratório Sanofi-Aventis. O concurso contou com a participação de 17 entidades e teve como objetivo divulgar as melhores iniciativas no tratamento de diabetes, com foco em tratamento e educação. O prêmio levou em conta a melhora dos indicadores de saúde dos participantes da Academia da Cidade em relação às medidas de controle da diabetes e pressão alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário